motocross

Motocross  




MotoCross é modalidade esportiva, e como o próprio nome diz é praticada sobre uma moto, onde o modelo é específico para o esporte, que possui algumas categorias, como, Arenacross, Enduro, Trial entre outras.

todas essas modalidades se comportam fora da estrada, em lugares fechados, com desníveis de terrenos, a prova compreende em uma avaliação individual do piloto ou uma corrida, quem tiver o melhor desempenho e chegar primeiro, obviamente é o vencedor.

São fabricadas motos exclusivas para o desenvolvimento do esporte várias empresas do ramo como Honda, Kawasaki, KTM, Susuki e Yamaha também são fabricantes e algumas patrocinadoras da modalidade esportiva.

O MotoCross é considerado por muitos um esporte bastante perigoso, devido às arriscadas manobras, mas a modalidade recompensa bem seus pilotos vencedores, pois para realizar o MotoCross é preciso de muito dinheiro e investimento, ou seja, é um esporte bem caro.
História

Na História Motocross temos de nos reportar à Inglaterra onde a pacata moda de passear pelo campo começou, andando entre árvores e pelo leito dos riachos para acabar gerando competições acirradas, uma corrida de velocidade em circuito fechado , em terreno acidentado, com buracos,inclinações, curvas e obstáculos dos mais diversos tipos, é praticamente uma arte que conta bem a História do Motocross.

Nessa primeira fase, a História do Motocross conta que, as provas eram pontuadas de acordo com o número de faltas cometidas pelos concorrentes em trechos controlados por fiscais. Isso ainda não era motocross.

Insatisfeitos, os ingleses colocaram novas regras

O percurso passou a ser delimitado, transformando-se num circuito fechado e protegido do público, evitando maiores acidentes. Essa nova modalidade foi chamada de scramble. Segundo a História do Motocross foi só partir de 1920, quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, é que o esporte ganhou o nome de motocross.

No início, o cross era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, que embora modificadas, ainda eram muito pesadas e pouco ágeis.

Sinalizações durante uma competição de Motocross
Bandeira xadrez indica o fim da prova.
Bandeira amarela indica perigo ou ultrapassagem proibida.
Bandeira com listras amarelas e vermelhas indicam que é são proibidos a ultrapassagem e o salto.
Bandeira azul indica que o competidor retardatário deve dar passagem a uma moto que esteja com velocidade maior.
Bandeira verde indica que a pista está livre para que seja iniciado o processo de largada.
Bandeira vermelha indica que a corrida foi interrompida por conta de questões metereológicas ou imprevistos.
Bandeira preta indica a desclassificação de um competidor.
Bandeira branca com uma cruz vermelha indica que a equipe médica se encontra dentro da pista para assistir a algum participante.




Veja o que é necessário para a prática de Motocross e Trilha

Caso você seja um piloto novato e não sabe quais são os equipamentos necessários para a sua proteção, confira abaixo os itens mais indicados para praticar Motocross ou Trilha com segurança:
Capacete

O capacete é, sem dúvida, o item mais importante e de uso obrigatório, visto que ele protege a cabeça do atleta. Antes da compra, tenha certeza se o equipamento lhe servirá, pois ele não deve ficar apertado nem justo demais. Isso evita que o item se solte da sua cabeça ou se movimente nela.
Luvas

As luvas protegem suas mãos contra quedas, pedradas, frio, espinhos, entre outros. É importante que elas sejam resistentes e confortáveis. Elas não devem ficar apertadas a ponto de restringir os seus movimentos e nem folgada demais, podendo assim até causar um acidente.
Botas

As botas também são itens importantes. Ela deve ter proteção nas canelas e ponteiras de metal no bico para evitar que o pé sofra torções laterais. Além disso, é preciso de algo que não incomode o seu pé e o seu calcanhar, e espaço suficiente para os seus dedos, sem que eles fiquem um em cima do outro. No entanto, o equipamento tem que, principalmente, transmitir segurança.
Óculos

Os óculos protegem os olhos dos pilotos de raios UVA e UVB (em caso de óculos escuros), e de pequenas e médias partículas, como poeira, pedras, bichos, além de objetos maiores como galhos, por exemplo. A cor das lentes é outro fator importante. As transparentes são ideais para dias nublados ou com neblina, enquanto as amarelas são ótimas para pilotar à noite e em dias com neblina. Já as escuras são perfeitas para dias ensolarados. Existem também as lentes de grau, sendo, inclusive, bifocais.
Colete

O tórax e os ombros são grandes alvos para quem pratica esse esporte já que eles ficam expostos a armadilhas do trajeto e são muito sensíveis. Para uma melhor proteção, você deve optar por um colete que absorva o impacto desses imprevistos.
Roupas

As roupas para Motocross garantem a proteção do corpo do motociclista. No entanto, para iniciantes, as camisas e calças não são tão essenciais. Uma boa camisa de manga comprida pode ser utilizada sob o colete. Em relação à calça, é importante um reforço nos quadris. Vale destacar que ambos precisam de uma boa ventilação.
Luvas, Cotoveleiras e Joelheiras

As mãos, os cotovelos e os joelhos são membros essenciais para a prática de Motocross. Uma lesão em qualquer um deles pode simplesmente impedir o exercício da atividade. Por isso, é imprescindível o uso das luvas, cotoveleiras e joelheiras adequadas. As luvas devem ser resistentes e confortáveis, mas não podem dificultar os movimentos dos dedos. As cotoveleiras devem ser de plástico e com elástico largo para fixar no braço. Além disso, elas devem ficar bem firmes no cotovelo. Já as joelheiras previnem sérias contusões de difícil recuperação. Existem algumas especiais com barras de metais nas laterais cuja função é não deixar o joelho dobrar para os lados.
Cinta abdominal

A cinta abdominal serve para ajudar a manter a postura correta e as vísceras bem firmes.
Sistema de Hidratação

A hidratação é importantíssima para a prática do esporte. Existem várias opções de produtos para isso. O tradicional cantil ou a garrafa de água na bag são os sistemas mais comuns – e baratos. Caso possa despender de uma verba maior, a dica é o camel back. Ele permite que você beba água em uma mangueira, sem precisar parar a moto, e ainda mantém o líquido fresco por horas de trilha.



Nomes: Yann Rafael e Marcelo. 


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